sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SETE DICAS PARA VENCER O MEDO DE DIRIGIR.

Ter medo de dirigir é mais comum do que se imagina. Terapias em grupo ajudam a superar as etapas . Confira as dicas de Cecília Bellina, especializada em ajudar motoristas a enfrentar os medos:

1) Entre diariamente dentro de um carro, de preferência, aquele que você pretende dirigir.

Sente-se no banco do motorista. Fique nele por cerca de 5 a 10 minutos, ouvindo música e olhando. Isso serve para ganhar intimidade com o veículo.

2) Comece a tirar e colocar o carro da garagem diariamente, sem sair para fazer qualquer percurso. Faça isso até que a ansiedade diminua.

3) Tire o carro da garagem e dê uma única volta no quarteirão. Não pare em nenhum lugar

4) Passe a dar uma volta em dois quarteirões

5) Comece a dar uma volta pelo bairro

6) Sente-se e trace 10 objetivos com o carro, por ordem crescente de dificuldade: ir à academia, à casa da mãe, ao trabalho etc. Comece a realizar um objetivo por semana, até que o carro comece a fazer parte de sua vida

7) Repita cada um destes passos quantas vezes for preciso até que pare de sentir ansiedade para cumprir esta etapa. Só passe para a etapa seguinte depois de sentir que já se familiarizou com a anterior.

Se acha que não sabe dirigir, convide um amigo ou parente calmo para acompanhá-la. Ou procure um profissional. Não use pai ou marido. É preciso que seja alguém sem muita intimidade, neutro, que possa avaliar se você sabe ou não dirigir.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário