sábado, 6 de fevereiro de 2010

DICAS DE SEGURANÇA.

Neblina

A neblina é causadora de acidentes, e principalmente engavetamentos nas rodovias. Consiste na condensação do vapor d’água, sob a forma de gotículas, como as nuvens, só que mais próxima ao solo.

Acontece quando há muita umidade no ar ou geada forte, principalmente à noite ou durante a madrugada, geralmente em vales e áreas baixas e úmidas.

Existem vários tipos de neblina, desde a mais fraca, que quase não prejudica a visibilidade, até as mais espessas que limitam a visão a poucos metros.

Para sua segurança, siga algumas dicas em caso de neblina:

- Por causa do reflexo causado pelas gotículas d’água nunca use farol alto em locais com neblina, a reflexão da luz vai ofuscá-lo e você enxergará menos.

-Mantenha sempre a distância de segurança do carro à frente.

- Nunca use o pisca alerta com o carro em movimento. O motorista de trás pensará que você está parado, tentará desviar e poderá provocar um acidente.

- Verifique se a ventilação interna está funcionando. Caso contrário, mantenha aberta uma janela de modo a evitar o embaçamento interno dos vidros.

- Use limpador de pára-brisa, desembaçador e lavador de vidros. Não passe a mão no vidro.

- Reduza ou apague as luzes do painel. Elas distraem e diminuem a visão.

- Evite freadas bruscas. O chão poderá estar escorregadio e você corre o risco de colisão traseira.

- Não pare na pista. De preferência, não pare nem no acostamento.

- Se a neblina for muito espessa, procure um local seguro para parar, por exemplo: postos de serviço.

- Se precisar parar na rodovia, ligue o pisca-alerta, sinalize 100 metros antes e tire todo mundo do carro, mesmo que esteja frio ou chovendo.

- Não ultrapasse outros veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário