quinta-feira, 4 de março de 2010

OBRAS DA PONTE SOBRE O RIO PIAUÍ AVANÇAM.

As obras para construção da ponte sobre o rio Piauí estão avançando dentro ritmo planejado. Das 160 estacas que serão colocadas, 14 já foram cravadas e cerca de 300 operários trabalham no serviço. A obra do Governo de Sergipe, executada por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), ligará os municípios de Estância e Indiaroba, mais precisamente os povoados de Porto do Cavalo à Terra Caída.

No momento, a construção está avançando na margem do rio do lado de Indiaroba. A partir do 24º apoio, que se localizará no centro da ponte, uma segunda frente começará a trabalhar no sentido contrário, ou seja, voltando para a margem Em seguida, quando todo um lado estiver pronto, terá início a construção dos apoios do lado de Estância.

O investimento de R$ 106 milhões terá 1,712 km de extensão, duas pistas de rolamento, acostamento de 1,5 metros de cada lado, corrimão e divisor de vias, totalizando 14,2 metros de largura. A ponte fará com que a distância entre Aracaju e Salvador seja diminuída em 70 quilômetros.

A limpeza do terreno e a instalação do canteiro de obras e da usina de concreto já foram concluídas. A produção diária de concreto da usina chega a cerca de 100 metros cúbicos, que são utilizados na construção.

Vigas

Em um espaço próximo à obra, estão sendo fabricadas as vigas pré-moldadas que farão parte da superestrutura. Elas serão instaladas ligando um apoio ao outro, depois que o 24º apoio for construído. O trabalho de sondagem ainda continua sendo realizado para encontrar a rocha onde os pilares dos apoios serão fixados. A previsão é de que a obra seja concluída em abril de 2011.

Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a ponte irá acelerar o desenvolvimento da região. “É uma obra grandiosa. Ela vai permitir que as pessoas se desloquem para a capital com mais facilidade, tanto a trabalho como a passeio, assim como as de Aracaju vão poder ir e voltar no momento em que desejarem. Tenho certeza que o turismo também será fortalecido porque a população de Salvador, através da linha verde, poderá usar a ponte para chegar a Aracaju, que tem uma orla belíssima”, comentou Barbosa.

Ainda de acordo com o secretário, o Governo do Estado quer continuar avançando com obras na região, a exemplo da Caueira, onde cerca de R$ 100 milhões estão sendo investidos em esgotamento sanitário, pavimentação e drenagem. “O Governo está cuidando desses municípios para inserir Sergipe entre os Estados de pontos turísticos notáveis. São esses investimentos que vão trazer essa percepção para os demais”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário