quarta-feira, 21 de abril de 2010

HOMENAGENS E ENTREGA DE VIATURAS À POLÍCIA MILITAR MARCAM SOLENIDADE ALUSIVA A TIRADENTES.



Para lembrar o 218º aniversário de morte de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido por “Tiradentes”, considerado mártir da Inconfidência Mineira, herói nacional e patrono das Polícias Militares e Bombeiros Militares do Brasil, a Polícia Militar do Estado de Sergipe realizou solenidade festiva na noite de terça-feira, 20, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. Na oportunidade, houve a entrega de 40 novas viaturas pelo governador do Estado, Marcelo Déda, à Polícia Militar e de 56 comendas a autoridades civis e militares que têm contribuído para o crescimento e fortalecimento da Corporação militar.

A tropa da PM, comandada na ocasião pela tenente-coronel Araci, foi apresentada ao governador do Estado e seguiu em desfile pelas praças Fausto Cardoso e Teófilo Dantas, acompanhada pela Banda de Música da corporação, sob a regência do maestro capitão Rocha.

Em ato simbólico, as chaves das novas viaturas foram entregues pelo governador do Estado à senhora Maria Edvan Carmo, presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Sergipe. A aquisição reforçará a frota de diversas unidades da corporação, tais como a Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) e Batalhões de Policiamento Comunitário. Os veículos serão equipados com GPS, computador de bordo e rádio transmissor de última geração, para tornar mais eficiente o patrulhamento da Grande Aracaju e municípios interioranos.

Realizada a entrega e cumpridos os protocolos militares em honra dos símbolos nacionais e do governador do Estado, comandante em chefe da força pública estadual, a solenidade foi marcada pela apresentação de um vídeo que enumerou todas as conquistas realizadas pelo Governo de Sergipe em benefício da segurança pública. Na ocasião, o governador ressaltou as ações e frisou a política salarial para os militares como uma das conquistas fundamentais do Estado.

“Temos nos esforçado muito para fortalecer cada vez mais a nossa polícia. E não apenas através do investimento em instalações físicas, armamentos e equipamentos, frota, inovação tecnológica, mas também no investimento naquele que é o principal responsável pelos resultados da ação policial: o nosso soldado. Aos homens e mulheres que ostentam aquela gloriosa farda, o Governo de Sergipe dedicou uma política salarial que é uma das melhores do Brasil. E isso graças a um processo de diálogo com suas contenções, seus conflitos, mas sempre na busca de uma solução. Hoje, podemos dizer que nossa PM é um exemplo para o país”, destacou o governador.

A solenidade seguiu com a entrega de comendas a comandantes de Polícias, secretários de Estado, representantes do Poder Judiciário e policiais militares. Os homenageados foram agraciados com as medalhas de Mérito Policial Militar e Alferes Tiradentes.

“Este evento se reveste de significado e profundo sentimento de gratidão às instituições militares co-irmãs. Essas Polícias Militares [dos Estados da Bahia, Alagoas e Rio de Janeiro], hoje homenageadas pela Polícia Militar do Estado de Sergipe, são imprescindíveis para a nossa Corporação, pois nelas nossos oficiais se formam, se especializam e se tornam mestres em Segurança Pública, revertendo o conhecimento adquirido em práticas cotidianas de segurança pautadas no respeito ao cidadão e na garantia da ordem pública”, salientou coronel José Carlos Pedroso Assumpção, comandante Geral da PMSE.

“Reverenciamos Tiradentes pelo seu ideal de liberdade, ao tempo que nos espelhamos no patrono das Polícias Militares para não perder o foco da nossa missão, que é preservar a ordem pública, os direitos e garantias constitucionais, bem como proteger a integridade física e patrimonial dos cidadãos, de forma a colaborar para a promoção da paz social”, concluiu coronel Pedroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário