quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CONTRAN FIXA NOVOS PRAZOS PARA INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVO ANTIFURTO.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou ontem (31), no Diário Oficial da União cronograma com novos prazos para a instalação de dispositivo antifurto nos veículos novos saídos de fábrica.

De acordo com o penúltimo cronograma, o prazo para o aumento progressivo da frota com dispositivo antifurto começaria a valer a partir de amanhã (1º/9). É a quarta vez que o prazo é adiado. A data prevista inicialmente era agosto do ano passado.

Pelo novo cronograma, a data válida para o início das instalações será dezembro. A partir de 1° de dezembro deste ano, 20% da produção total de veículos destinada ao mercado interno terá de estar dotada de dispositivo antifurto. A norma vale para os automóveis, caminhonetes e utilitários.

A partir de 1º de março de 2011, essa porcentagem aumentará para 50% da frota. E a partir de 1° de abril de 2011, 100% da produção deverá ter o dispositivo antifurto.

Nos caminhões, ônibus e microônibus a norma vale a partir de 1° de dezembro para 30% da produção total destinada ao mercado interno. A partir de 1° de março de 2011 o dispositivo terá de estar instalado já em 60% da produção e, a partir de 1° de abril de 2011, em 100% dos veículos.

Para caminhões-tratores, reboques e semi-reboques a norma começa a valer de uma vez, alcançado os 100% da frota a partir de 1° de abril de 2011. Para os ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos e quadriciclos a norma começa também dia 1° de dezembro em apenas 5% da produção total e vai aumentando progressivamente até atingir os 100% em fevereiro de 2012.

Fonte: Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário