segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SEMANA NACIONAL DE TRANSITO ATINGE SUA META.

Após seis dias de atividades educativas desenvolvidas durante a Semana Nacional de Trânsito, servidores do Departamento Estadual de Trânsito – Detran/SE –, juntamente com seus parceiros, dentre eles a CPRv, reuniram-se no último sábado, dia 25, para o encerramento do evento, que contou com a participação da banda de música da Polícia Militar de Sergipe. Para os representantes do Detran, as ações realizadas foram positivas.

“A Semana atendeu às expectativas. As campanhas foram excelentes, principalmente as desenvolvidas no interior do estado, em que percebemos um grande empenho não somente dos parceiros, como de toda a população”, opina Maria Aliomar, coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran/SE. De acordo com ela, a sociedade demonstrou colaborar com as ações, recebendo bem os panfletos educativos e as explicações que eram repassadas pelas educadoras e demais participantes.

A diretora da Escola Pública de Trânsito do órgão, Carolina Amorim, concorda com o sucesso do evento e destaca que as atividades desenvolvidas entre os órgãos parceiros durante a Semana Nacional de Trânsito deveriam ser executadas durante todo o ano. “O que falta para a sociedade é a conscientização, e não a informação”, diz Carolina.

Ela lembra que durante os seis dias foram distribuídos panfletos educativos e informativos, indicando as consequências que o trânsito pode levar para a vida das pessoas. “De acordo com o tema da campanha, mostramos a importância do uso dos equipamentos de segurança, lembrando à população que, por dia, morrem cerca de oito crianças em acidentes ou por atropelamento no Brasil”, destaca.

Para isso, foram realizadas nos estandes demonstrações sobre a forma correta de usar os dispositivos de segurança nos veículos. “Vídeos com simulações de acidentes também chamaram muito a atenção das crianças”, lembra a diretora da Escola Pública de Trânsito, enfatizando serem as crianças o principal alvo das ações. “É difícil mudarmos o comportamento de adultos, mas se trabalharmos com a base, que são as crianças, estaremos formando adultos mais conscientes”, explica.

Carolina indica que os parceiros também contribuíram bastante para a conscientização da sociedade. “O Samu, por exemplo, expôs equipamentos usados em resgates e a Delegacia Especial de Delitos de Trânsito trouxe dados e informações sobre como agir após um acidente”, enfatiza.

Mas as orientações não ficaram somente centradas no tema da Semana, que foi “Cinto de Segurança e cadeirinha”. Outros pontos importantes sobre o trânsito também foram abordados, como a necessidade do uso de capacete, do respeito à faixa de pedestres e a proibição do consumo de álcool por motoristas.

Homenagem

Já na segunda-feira, dia 27, foi dado prosseguimento à homenagem a personalidades com atuação reconhecida na área de trânsito em Sergipe. Os diretores do Detran/SE Sérgio Guerra, responsável pelo Atendimento e Credenciamento, e Moacir Joaquim, que responde pelos setores Administrativo e Financeiro, foram agraciados com as placas.

Os demais homenageados – como o diretor-presidente do DETRAN/SE, Francisco Dantas; o diretor de Operações do órgão, Aristóteles Fernandes, e o assessor de comunicação, Nivaldo Cândido – receberam a comenda durante o Seminário Estadual de Educação para o Trânsito, que ocorreu no dia 20 de setembro, no auditório da Codise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário