sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CPRv APREENDE COLETIVO COM LICENCIAMENTO VENCIDO.

Ônibus se envolve em acidente e policiais se surpreendem com irregularidades no licenciamento de veículo

Ônibus apreendido pela CPRv continua aguardando documentação em pátio da CPRv (Fotos: Cássia Santana / Portal Infonet)

A Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) apreendeu um ônibus do sistema de transporte coletivo da Grande Aracaju que estava transitando com documentação irregular. O veículo foi apreendido e se encontra estacionado no pátio de um dos postos da CPRv, localizado na Rodovia João Bebe Água, no município de São Cristovão.

Trata-se do ônibus de número 5129 e placa HZZ 6177/SE, que, no momento da apreensão, transportava passageiros no trajeto Tijuquinha (São Cristovão)/Aracaju. A apreensão do veículo ocorreu no dia 10 de agosto e, até o momento, nenhum representante da empresa apareceu ao Posto da CPRv para apresentar a documentação regularizada com o devido licenciamento em dia.

O Portal Infonet apurou que a CPRv detectou a irregularidade depois de acionada para atender a uma ocorrência relacionada a um acidente de trânsito, envolvendo o referido ônibus e uma motocicleta de placa NVH - 9952/SE, ocorrido na SE 065 (Rodovia João Bebe Água). Quando os policiais da CPRv chegaram ao local constataram que o motorista dirigia o veículo, portando documentação irregular.

O veículo foi de imediato apreendido e os responsáveis pela empresa foram orientados a providenciar a documentação regularizada, mas, até o momento, o veículo permanece estacionado no pátio da CPRv sem que a empresa adotasse providências. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 230 inciso V, tipifica como infração gravíssima conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado, prevendo aplicação de multa no valor de R$ 191,44, além de constar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pertencente ao proprietário do veículo.

Fato comum

Embora a ocorrência tenha sido na circunscrição de São Cristovão, a Prefeitura não se pronuncia sobre a questão. O assessor de comunicação social da Prefeitura de São Cristovão, Pedro Rocha, diz que é de competência do Sistema Integrado de Transporte a fiscalização dos transportes coletivos que exploram as linhas da Grande Aracaju, ficando sob responsabilidade da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju.

Major Paiva garante que há outras ocorrências semelhantes (Foto: Arquivo Infonet)
No entanto, o assessor vê com naturalidade ocorrências desta natureza, informando que as grandes empresas de transportes coletivos costumam colocar em operação ônibus com licenciamento vencido. “Se vê muito grandes empresas com ônibus com licenciamento vencido Brasil afora”, diz.

O major Paulo Paiva, diretor de trânsito da SMTT de Aracaju, não considera rotina, mas garante que em Aracaju muitos coletivos já foram flagrados circulando com documentação irregular. “Não é uma prática rotineira, mas sempre acontece”, diz. Não há estatísticas, mas o Major Paiva garante que veículos do sistema de transportes coletivos já foram apreendidos por estes motivos. E, geralmente, os flagrantes são feitos quando há coletivos envolvidos em acidentes de trânsito, conforme revela o Major.

O Portal Infonet tentou ouvir o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) sobre a questão, mas não conseguiu. A Assessoria de Comunicação do Sindicato se comprometeu a consultar os diretores para apresentar a versão da classe empresarial, mas até o momento não se manifestou.

O Portal Infonet permanece aguardando e disponível para publicar a versão da classe empresarial.

Fonte: Infonet (Cássia Santana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário