quinta-feira, 19 de abril de 2012

PM ATRAVÉS DO BATALHÃO DE TRÂNSITO RECEBE DO DETRAN/SE APARELHOS DE MEDIÇÃO DE TRANSMITÂNCIA LUMINOSA.

A Polícia Militar, através do Batalhão de Trânsito recebeu esta semana do DETRAN/SE dois aparelhos de medição de transmitância luminosa, que irão possibilitar aos policiais da CPRv e CPTran efetuarem uma melhor fiscalização aos veículos que utilizam películas em suas áreas envidraçadas.

Os medidores de transmitância luminosa adquiridos pelo DETRAN/SE são aprovados e aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade – INMETRO e homologados pelo DENATRAN. Os aparelhos estão habilitados para realizarem medição da transmitância luminosa de vidros, películas, filmes e outros materiais aplicados nas áreas envidraçadas dos veículos.

De acordo com as Resoluções 253 e 254 do CONTRAN, a transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para os vidros incolores dos pára-brisas (frente) e 70% para as pára-brisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo (vidros dianteiro lado do condutor e passageiro). Já para os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis á dirigibilidade do veículo (vidros da parte traseira do veículo) a transparência não poderá ser inferior a 28%.

As películas refletivas não podem ser aplicadas nas áreas envidraçadas dos veículos, pois as mesmas são proibidas pela legislação de trânsito vigente.

O condutor que for flagrado pela fiscalização da CPRv ou CPTran, com as películas do veículo fora das especificações, implicará na aplicação das penalidades previstas no inciso XVI do art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, receberá uma multa no valor de R$ 127,69, perderá 05 pontos em sua CNH e terá o veículo retido para regularização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário